sexta-feira, 24 de abril de 2009

Eu acredito em você!

Estas palavras mágicas fazem maravilhas, especialmente na maratona do casamento. Estou encrencado! Foi meu primeiro pensamento quando senti algo estranho e intenso em meu corpo. “Agora não!”, pensei. Ainda tenho quilômetros para correr!

Estava correndo em minha primeira maratona e determinado a chegar ao final. Mas comecei a sentir cãibras. A cada passo, minha mente e meu corpo lutavam entre si. Minha mente dizia: “Continue! Você sonhou com isto e treinou por seis meses”. Meu corpo dizia: “Desista, amigo. Isto dói demais!”.

Continuei, devagar e com dores, quando encontrei minha esposa Norma junto à marca do próximo quilômetro. Estava mancando e ela pensou que eu estava machucado. Disse a ela que pensava em desistir. Não queria continuar a maratona andando, só para dizer que eu havia chegado ao final. Em minha mente, isto seria a morte do meu sonho de correr uma maratona. Enquanto eu lutava a cada passo, Norma disse algo que nunca esquecerei: “Eu acredito em você!”.

Era tudo o que eu precisava ouvir. O resto do caminho foi como uma cena do filme Rocky. A cada passo agonizante - sim, eu já estava caminhando e não correndo – Norma estava ao meu lado. Alguns amigos e familiares juntaram-se a nós. Após algum tempo, não conseguia mais caminhar. Se eu fosse terminar a corrida, precisava voltar a correr. Após alguns metros, as cãibras desapareceram e consegui correr novamente. Finalmente, após 42 quilômetros, cruzei a linha de chegada e alguns minutos depois, minha família e Norma vieram me parabenizar!

Ao relembrar a experiência, as palavras de Norma pareciam simples: “Eu acredito em você”. Norma já havia me dito estas palavras muitas vezes. Mas naquele momento, em que eu me sentia fracassado, suas palavras foram fonte de energia.

Um dos maiores presentes que podemos dar a nossos parceiros é acreditar em seus sonhos. Conforme as pressões da vida se intensificam, muitas vezes a diferença entre seguir um sonho e manter-se passivo é ter alguém que lhe diga: “eu acredito em você!”.
Norma e eu tentamos seguir o conselho de Hebreus 3:13: “Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘hoje’”. Em nossos esforços para aplicar este versículo às nossas vidas, sempre nos fazemos duas perguntas importantes:

1. Quais são os sonhos de meu parceiro? Quero saber sobre o que Norma sonha. O que a motiva? O que quer realizar? Em uma viagem recente, Norma e eu fizemos uma lista de coisas que gostaríamos de fazer antes de morrer. Ao ouvir Norma, fiquei encantado com a diversidade de seus sonhos. Não tinha idéia de que ela sonhava fazer algumas daquelas coisas.

Enquanto Norma e eu descrevíamos nossos sonhos, coloquei-os em quatro categorias: espirituais, físicas, mentais e emocionais. Nestas quatro categorias, escrevemos o que gostaríamos de realizar nos próximos 10 anos, 5 anos e 1 ano. Ao escrever, percebemos o que é mais importante para nosso cônjuge.

Consegui visualizar o que Norma pensa, coisas que ela nunca verbalizou. E isto nos dá oportunidade de ver a direção clara, possibilitando que façamos progressos diários em direção às nossas metas de longo prazo. É uma forma de aprofundarmos nossa intimidade.

2. Quais os obstáculos no caminho de meu cônjuge? Após ouvir os sonhos de Norma, tentei determinar quais seriam os obstáculos que a impediriam de realizar seus sonhos. Um dos sonhos de Norma ao longo da vida tem sido organizar nossa família e ministério. Ela apoiou muitas aventuras do ministério no início, mas eventualmente percebeu que organizar o ministério era um trabalho de tempo integral, e quando nossos filhos estavam na escola, ela quis apropriar-se deste trabalho. Pensamos em diversas razões para que ela não fizesse essa transição, mas estava claro que Deus nos direcionava nesta direção. Portanto agora posso encorajá-la e acreditar nela.

Da mesma forma que descobri, enquanto corria a maratona, que quando alguém acredita em você, não há limites para o que você pode realizar. Mas um alvo é apenas um sonho até que alguém o torne realidade. E esta realidade muitas vezes começa com uma simples palavra de encorajamento.

Gary Smalley

via Solomon1

Nenhum comentário: